domingo, 1 de maio de 2011

Postagem nº 03 - Legalize Já?


É meus caros, aqui escreverei hoje sobre um assunto que vem sendo debatido(ao menos de maneira aberta) constantemente nos últimos 50 anos, um assunto catalizador de polêmicas diversas, um assunto que envolve política, religião, moral e tantos outro tópicos: A legalização da maconha.
Os usuários e apreciadores buscam na ciência os prós do uso, alegam o bem estar em detrimento do mal causado por outras substâncias ainda mais nocivas porém lícitas, como o cigarro de tabaco(e suas trocentas substâncias contidas) e o item mais consumido pelo pessoal do sindicato no buteco, o álcool! e sinceramente? tem certa certo em seus argumentos, porém existe o outro lado da moeda.
Os oposicionistas tem o apoio nossa sociedade ainda tão dogmática(mal de colonização). Pois tudo aquilo que é institucionalmente ilícito se torna automaticamente um tabu, eu não sou usuário nem opositor à legalização da "verdinha", mas critico aqueles que pregam o uso exclusivamente terapeutico, afinal em uma sociedade onde o indivíduo possui discernimento o suficiente para julgar o bem e o mal, as opções diversas devem ser apresentadas ao mesmo, caberá à ele ponderar a administração do produto. Mas esse é justamente o problema do Brasil, o discernimento, talvez não necessariamente o discernimento mas a educação cívica do povo brasileiro, ao meu ver não proporciona capacidade suficiente ao indivíduo de julgar e administrar o uso de uma substância que consumida em alta dosagem, virá danar a sua integridade física ou mental, ainda que à longo prazo.
O excelente ensaio de Charles Beudelaire sobre o haxixe em "Paraísos Artificiais" especifica a alteração parcial do estado psicológico do consumidor da substância, o que ele define como "o furto da liberdade mental por meio do vício", vemos aí o discurso mais utilizado pelos oposicionistas à legalização, que aponta as consequências deste efeito, o consumo por parte muitos afim de cometer delitos. Mas será o mesmo efeito não pode ser obtido através do consumo álcoolico? enfim, neste tipo de debate ambas as partes estão bem munidas com réplicas e tréplicas, o que os insere rapidamente em um movimento circular eterno.
Como pontuei anteriormente, não sou usuário logo não assumo o bordão "legalize já". Em contrapartida não sou opositor então não defendo a permanência do tabu. Minha opinião é simples, quando se trata da "evolução" ou da mutação de um estado há tanto tempo vigente, as medidas radicais nunca são resposta,
um assunto de tamanha delicadeza merece uma progressão gradativa, então defendo a institucionalização da tolerância, e a aplicação da pena para infratores de um estatuto criado em cima dessa lei de tolerância, e passo à passo aplicaremos outras mudanças e adaptações as regras, mas no período de transição a devida educação e conscientização à cerca do danos e consequências desse ato, deverá ser minunciosamente aplicada, afim de que o cidadão e principalmente o jovem, tenha total conhecimento das implicações daquilo não só para si, mas para todos aqueles à sua volta, definitivamente algo para se pensar! cuidadosamente, é claro.

12 comentários:

  1. axo que não seria bom a legalização.
    ja é o que é proibido imagine se legalizar.

    ResponderExcluir
  2. O problema de legalizar aqui no Brasil foi justamente oq vc citou no texto o Brasileiro não tem cabeça pra usar por isso a proibição,aqui se legaliza vai ter gente vendendo até na igreja
    Abraço
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sou contra a legalização, e a favor de controlar mais ainda a venda de drogas lícitas

    ResponderExcluir
  4. Sou contra a legalização, e realmente o problema de legalizarem aqui é que infelizmente os brasileiros não saberiam usar direito! :P

    ResponderExcluir
  5. O tráfico iria acabar, porque não seria mais ilegal...

    Em compensação, os neurônios de muitos iam acabar logo...

    ResponderExcluir
  6. Sou contra a legalização tbm! Acho que vai ser desculpa para depois legalizarem outros tipos de droga!
    Obrigado pela visita no nosso blog, retribuindo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa a dizer somente: sou contra.
    Excelente texto.

    _______________________________
    Se puder retribuir:
    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. arri homi. tenho q dzr q tbm sou contra! + nda contra a qm usa! rsrsrs
    pow se começarmos a legalizar certas coisas, o Brasil vira uma zona declarada, em vez de zona 'disfarçada'! rsrs
    mlr ñ neh!?
    + ohh, na Holanda eh legalizada, fumar maconha e prostituição! ^^
    parabens blogueiro!
    http://lilianevidal61.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. é uma questão complicada... mas talvez a legalização seja a melhor saída; afinal, hoje em dia aqui no Brasil se pode usar mas n se pode comprar (como assim????? tem lógica isso???)
    bjus
    www.blogdatruzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Se legalizassem acabariam os crimes e confusões, as perseguições a traficantes e usuários, ou seja: todos os traficantes se tornariam empresários kkkk


    Viajei rsrs

    ResponderExcluir
  11. Não sou contra não velho, se legalizassem também não sei no que iria resultar... mas eu curto!
    massa a postagem, seguindo..

    olha atualizei lá, segue e comenta.. falou!

    http://vqmassa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito legal esta seu blog

    continue

    visita la se der comenta la:

    http://wwwgamesedownloads.blogspot.com/

    ResponderExcluir