sexta-feira, 6 de maio de 2011

Postagem nº 04 - Político Enfrenta Engarrafamento?



É indiscutível o caos instalado no sistema de trasporte público brasileiro, principalmente nas grandes capitais, e muito me admira o governo que tanto levanta a bandeira da infra-estrutura, investir tão pouco(em relação à arrecadação é claro) em um aspecto tão urgente.
A população continua crescendo, e junto à população cresce a frota de automóveis levando as cidades a se tornarem um verdadeiro formigueiro automobilístico. O problema se agrava mais ainda em face de um evento de proporções tão grande como é a copa do mundo, aos que vêem os estádios e aeroportos como problemas gritantes, pensem na mobilidade, o tranporte público nacional é demasiado ineficiente, pois enquanto a política continua beneficiando as empresas de transporte viário, as avenidas de grande fluxo se tornam verdadeiros "gargalos" em horário de pico. Muitos atribuem essa situação à crescente frota automobilística, estão corretos, mas talvez estejam focando suas críticas na direção errada.
Nosso país sofre de um problema que formou-se na era da urbanização, cidades constríram-se e expandiram-se sem nenhuma espécie de planejamento em função do êxodo rural no início do século passado, e hoje nós sofremos com os erros passados de outrem, sem estrutura para abrigar o número de automóveis que possuem, as 5 cidades mais populosas do país, enfrentam problemas crônicos.
O governo e especialistas em infra-estrutura do trânsito, sugerem medidas cujo algumas já estão sendo aplicadas em algumas cidades como o rodízio de veículos, triste realidade em que o indivíduo possui um automóvel mas não pode usá-lo em determinados dias ou horários. Outro clamam a aplicação de pedágio urbano na região central da cidade, medida usada em cidades como Londres(Inglaterra) e Estocolmo(Suécia), mas será que os mesmos que sugerem tal medida analizam o fato da incapacidade do nosso transporte público?
Chega a ser chato continuar alegando o desequilíbrio das metas do governo, é verdade que a economia e as relações exteriores são importante, mas de que adianta  favorecer índices e estatísticas quanto à hegemonia ou poder do estado no cenário internacional, se não há efetividade no bem-estar da populaçã? Pois esse problema não afeta apenas a base da estratificação social, afinal estão todos "travados" no mesmo engarrafamento, pobres e ricos, pretos e brancos, eleitores e eleitos.
É chegada a hora de despertar na mente do povo brasileiro um conceito de coletividade, pois só assim os nossos representantes no poder priorizarão o benefício coletivo ao invés do bem-estar individual, chega de conceder aos conglomerados financeiros, lícitações milionárias proporcionando o pior ao povo que os elegeu para lutar por nossos direitos.
Na Bahia o geverno estadual e a prefeitura municipal de Salvador, entram em combate pelo projeto que irá integrar o sistema de transporte público visando a mobilidade da população na copa do mundo, a população se posiciona de maneira favorável ao transporte sobre trilhos(metrô de superfície ou VLT), enquanto o colegiado político, mostra-se à favor do BRT(Bus Rapid Transit), cujo o custo-benefício se mostra oposto ao projeto de eficiência e integração. Tudo isso em favor do grande consórcio entre empresas de ônibus e construtoras que irão usufruir e muito desse orçamento. Será que o pessoal lá já ouviu falar em convergência? diferentes meios de transporte combinado aumentando a eficiência do sistema? acho que não, pois vale ressaltar que há 12 anos estão construindo um metrô de 6 míseros Quilômetros! tsc. 
Tá na hora de mudar essa consciência de "predação do público em benefício individual" da nossa política. Tá na hora de pensar no cidadão que após trabalhar o dia inteiro ainda tem que enfrentar de 40 a 80 km de congestionamento para chegar à sua residência. Tá na hora de pensar que foi esse mesmo cidadão que fez possível você "político" estar vestindo seu paletó caro, recebendo uma remuneração absurda e desfilando nos seu carro com motorista cuja gasolina também é paga por nós. Tá na hora de pensar se esse povo não merece um transporte digno das tarifas que paga não acha? Então analise, pois só você pode fazer algo para mudar esse quadro.

8 comentários:

  1. Político só viaja de aviao, se brincar particular! helicópteros... por isso que não resolvem o transporte publico, eles não precisao passar pelo que passamos diariamente!


    http://andreduarthe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. haushaushsuahsua

    muito bom seu blog

    estou seguindo

    comenta e segue o meu la:wwwgamesedownloads.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não vou comentar se político enfrenta ou não engarrafamento porque isso é indiscutível.
    Aqui em São Paulo a situação do transporte público é DESESPERADORA! O PSDB que governa há 20 anos consecutivos não conseguiu resolver o problema. Entendo que em uma cidade tão grande as coisas tem que ser bem pensadas de forma que TODA a população seja beneficiada, MAS se observarmos alguns países como a Colômbia veremos que a solução para o trânsito é investimento em transporte público. Fui para a Colômbia em janeiro e vi que lá o transporte público é de qualidade!
    A solução é investir no transporte público para que as milhões de pessoas que usam carros vejam que vale a pena deixar ele na garagem e ir pro trabalho de ônibus. Isso é a solução para os engarrafamentos em todo o país.

    Abraço forte!

    ResponderExcluir
  4. Os políticos só pensam neles. Eles devem achar que são tantos problemas na cidade que nem se preocupam em solucionar os piores primeiros e sim os qe vão render menos gastos.
    Passa?
    http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. esses politicos filhas das @$#@@$#$#@#@#@

    hehehe

    comenta la no meu:


    Novo Post Piada com Pacman:
    http://wwwgamesedownloads.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. E é com essa superhipermegaultrapower infra-estrutura que o Brasil pretende sediar a copa e as olimpíadas! Quanta ingenuidade, ou seria burrice? Coisas do nosso Brazilzilzil!

    ResponderExcluir
  7. Bom, isso é um assunto mais que atual, e já passou da hora de ser resolvido. Eu já cansei de chegar atrasada nos lugares por conta disso, temo pelas gerações futuras, pois sinceramente, acho que isso vai longe,e muito longe. E como a Ravi lembrou ... tem gente que ainda pensa na Copa HAHAHAHAHAHAHA.

    ResponderExcluir
  8. www.celularespiao.org

    Se você precisar de um Grampo para telefone Celular, saiba que somos pioneiros na confecção destes equipamentos. Escuta de celular ou grampo telefonico Você grava tudo de forma totalmente segura e oculta e ainda pode receber as suas gravações por e-mail.

    ResponderExcluir