terça-feira, 19 de abril de 2011

Postagem nº 02 - A Indústria de Entretenimento Infanto-Juvenil

Pensando ainda outro dia sobre qual seria meu próximo post, eis que imaginei algo sobre o Bolsonaro, a igreja ou até a corrupção, mas esses assuntos já foram demasiadamente discutidos ou talvez eu não considere pertinente discuti-los agora. Então conversando com um camarada disparei a frase:"as produções orientadas ao público infanto-juvenil na atualidade são simplemente degradante", ele que tem a minha mesma faixa de idade concordou, afinal todos esses desenhos violentos e sem um pingo de instrução, são verdadeiras bombas para a criançada, mas pensando bem, na minha época havia o bloco de desenhos japoneses na Rede Manchete, onde os animes e seriados eram ricos em ação e violência, quem não se lembra dos Cavaleiros do Zodíaco, Jaspion, Shurato, Jiraya e Jiban... mas a crítica contida nesse meu post não é sobre a violência da programação e sim sobre sobre a falta de produção cultural para equilibrar essa balança.
Aqueles que foram crianças no final da década de 1980 e durante a década de 1990, vão concordar comigo quando cito a Tv Cultura e todos os seus programas altamente instrutivos, entre eles as produções próprias como: Rá-tim-bum, Glub-Glub, X-Tudo, Revistinha, Cata-lendas, Cocóricó, Mundo da Lua, os desenhos animados como: O Pequeno Urso, Nena, Peter Rabbit, As Aventuras de Tintin, Rupert e até mesmo Os Camundongos Aventureiros e tantos outros, programação que me deixava ligado o dia inteiro à frente da TV e foram ótimos temas e lições que ali aprendi e até hoje guardo com carinho na minha memória.
Guardei uma observação especial para o programa que mais evoco, por reunir em si tanta cultura e informação útil, que para mim é até hoje a obra-prima do canal em questão, O Castelo Rá-Tim-Bum, ah! esse sim quanta coisa aprendi, desde os desafios e trava-línguas com o Porteiro e o Mau, literatura com o Gato Pintado, artes plásticas com o Pintor Maluco e o quadro da sala do castelo, matemática com a Dedolândia, Geometria com a caixa mágica, música com o piano, idiomas com os bonecos da lareira, história com a Tia Morgana e principalmente o que mais sinto falta na programção geral dos dias de hoje, educação cívica, pois o que mais a turma do castelo ensinava era como ser um bom cidadão, uma boa pessoa, e isso eu não vejo com tanta frequência nas produções atuais. Ainda que a TV cultura continue a reprisar, os programas já tem cerca de 15 à 20 anos desde sua produção original, e para a geração 3D e efeitos especiais, o castelo pode já não ser tão atrativo como foi para a minha, uma pena. Talvez seja essa a explicação para a insubordinação geral da atual geração, pois além de cultuarem os ídolos rebeldes e revoltados mais do que nunca, ser errado é o certo(confuso não?), mas é a realidade.
Tentei até não colocar a política nesse post mas é impossível, pois esse é o principal mote do nossa nação: "tapar buracos", mas se investir na educação da criançada é a chave para um bom futuro, a remissão dessa produção cultural, muitas vezes até por falta de incentivo dos nossos representantes no poder e mesmo da iniciativa privada, cria uma trágica lacuna num período tão importante da fomação do indivíduo, que é a infãncia, e já que infelizmente a televisão ainda é o meio de maior influência sobre o cidadão brasileiro, por que não incentivar o enriquecimento cultural do entretenimento infanto-juvenil?, afinal se construímos um edifícil com uma base firme, bem estruturado e com material de qualidade tão cedo não precisaremos nos preocupar com rachaduras na sua estrutura, logo se reforçamos as bases das nossas crianças, não precisaremos de planos de recuperação de jovens, afinal não haverão jovens à serem recuperados, pensem bem nisso pois agora tá na hora da resprise do castelo.

7 comentários:

  1. Seguindo.
    Segue de volta?

    http://villacosmetica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Entendi o que vc quis dizer.
    Concordo! hoje temos apenas a escola que de uma forma meio acanhada tenta impor um tipo de moral válida ou cultura para as crianças.
    A T.V não tem nada a contribuir, só entretem e pronto. Construi socio-culturalmente, muito pouco.

    Seu blog é bem parecido com o meu.
    Falo sobre o Bolsonaro em um post.
    Ficaria feliz em ler comentário seu lá. : )

    Vou segui-lo. Esse é o tipo de blog que mais me interessa.

    http://miizaell.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, Hoje os programas e desenhos para criança são cheio de violência, oq pode acarretar em uma criança no futuro violenta, claro que há exceções. Mas as tvs deveriam aprender com a Tv cultura. e Equilibrar as coisas.

    Adoorei o post.

    ResponderExcluir
  4. As coisas mudaram muito de dez anoa pra cá - na verdade as coisas sempre mudam, mas enfim -, hoje em dia se um muleque assistir a TV Xuxa, ou sei lá o nome do programa dela, só vai saber olhar pras penas...
    Eu trabalho numa escola infantil, e é incrível que quando distribuímos jogos de montar eles constroem armas e dizem que vão matar o lobo "que nem no pica-pau"
    É deprimente.

    ResponderExcluir
  5. A violência virou rotina na vida das pessoas até na das crianças.

    ResponderExcluir
  6. é a mutilação da infancia que se faz ver mais e mais em nossos dias

    seguindoo

    http://essenciapurpura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Seguindo segue de volta

    http://insonauta.blogspot.com/

    ResponderExcluir